GOVERNO MUNICIPAL FOMENTA OPORTUNIDADE DE MINERAÇÃO E IMPULSIONAMENTO ECONÔMICO EM SANTA MARIA ETERNA - BELMONTE

09/07/2021 17:05

SANTA MARIA ETERNA, BELMONTE BAHIA
GOVERNO MUNICIPAL FOMENTA OPORTUNIDADE DE MINERAÇÃO E IMPULSIONAMENTO ECONÔMICO.

Santa Maria Eterna, área industrial de mineração faz parte de um acervo de grande aproveitamento econômico de jazida no município de Belmonte no extremo sul baiano.

Grandes empreendimentos mínero-industrial são instalados no município: Mineração  IBMG, Mineração Scheideger , Mineração Jundu, Mineração DelPiero, e Mineração  Santa Inês, todos voltados ao aproveitamento econômico de jazida.

Na terça-feira 07, o prefeito Bebeto Gama e sua equipe de governo esteve em reunião com representantes das empresas buscando fomentar o desenvolvimento socioeconômico. O município busca parcerias junto ao Governo do Estado e a iniciativa privada para gerar oportunidades de novos negócios e a oferta de emprego e renda à comunidade de Santa Maria Eterna.  “Belmonte é referência em seu potencial mineral   em contra partida gerar melhorias a população. Aproximar o diálogo do setor público com o privado faz parte das ações que precisamos. Afirmou Bebeto Gama.

Estudos da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia, apontam Santa Maria Eterna privilegiada com areia silicosa de alta pureza, pois possui rigorosas especificações para prestar-se à fabricação de vidros planos transparentes e vidros especiais, podendo gerar, como subproduto, areia fina aplicável na indústria cerâmica (cerâmicas branca e esmaltada). A areia silicosa de Santa Maria Eterna poderá ainda ser utilizada na produção de silicato de sódio e na produção de tetracloreto de silício e seus derivados. Havendo compensação econômica, areias ainda mais puras poderão ser obtidas por separação magnética e/ou lixiviação ácida.