JANEIRO ROXO

01/02/2024 09:52

Dia mundial de combate à Hanseníase: Saúde promove ações de conscientização sobre a doença

A Vigilância Epidemiológica através da Secretaria Municipal de Saúde promoveu das 8h as 12h do dia 31/01/2024 data em que se comemora o Dia nacional de Combate e prevenção à Hanseníase, ações de conscientização sobre a doença.
O evento contou com profissionais da saúde, que esclareceram dúvidas da população sobre a hanseníase, realizaram avaliação de manchas, exames de contatos, testes rápidos e alertas sobre a doença.

A hanseníase é o foco da campanha "Janeiro Roxo: Todos Contra a Hanseníase".
A hanseníase é uma doença infecciosa de lenta evolução causada por uma bactéria. Ela afeta principalmente os nervos periféricos e a pele podendo gerar sensação de formigamentos, dor nos nervos, perda de sensibilidade, perda de força muscular e manchas na pele.
Pessoas com suspeita de hanseníase podem procurar qualquer unidade municipal de saúde para esclarecimentos e avaliação. A hanseníase tem cura e seu tratamento é disponível gratuitamente pelo SUS.